terça-feira, 23 de setembro de 2008

O Surgimento da GUITARRA


O mais popular e versátil instrumento do mundo teve suas origens a partir do instrumento musical espanhol vihuela. A vihuela teve suas origens através de dois outros instrumentos mais antigos ainda: o “ud”, com cinco cordas, muito popular no Oriente Médio; e a “cozba”, um instrumento musical romano. O violão ou guitarra clássica, surgiu na Itália, em 1970, e a guitarra elétrica foi uma modificação do próprio violão.

As guitarras elétricas surgiram em 1930 e geravam um som muito suave e baixo, bem diferente do que conhecemos. Para ampliar a potência sonora do instrumento, resolveram colocar captadores, uma espécie de microfone, para aumentar o volume do som. Isso gerou um pequeno problema pois os captadores faziam os bojos das guitarras vibrarem, gerando a famosa alteração sonora chamada “feedback”. Para solucionar esse problema, o famoso Les Paul inventou o corpo maciço da guitarra, deixando o instrumento como conhecemos atualmente.

A empresa Rickenbacker começou a fabricar as primeiras guitarras em 1931. O primeiro modelo de guitarra elétrica a ser comercializado foi a “Electro Spanish”. Contudo, o principal responsável pela produção em massa e popularização do instrumento foi Leo Fender, criador da mais tradicional fabricante de guitarras que leva seu sobrenome. A Fender também desenvolveu a mais lendária guitarra: Fender Stratocaster.

A guitarra se popularizou após a Segunda Guerra Mundial, nos anos 50 e 60, onde virou moda no mundo da música. Hoje em dia, existe cerca de 50 milhões de guitarristas em todo o mundo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho muito legal quem sabe tocar .. tem uns modelos bonitos .. mas não sei diferenciar a qualidade de uma pra outra .. não endendo de guitarras.. srsrs

Abç..

Ellen Regina disse...

Eu não entendo nada de qualquer tipo de instrumento musical, muito mal sei diferenciar os mais óbvios, tipo gaita e flauta. ahahahahah

Anônimo disse...

Adoro tanto as guitarras como o barulho produzidos por ela.
Já sabia a história do instrumento mais legal do mundo!
Mas eu li os outros posts seus, você sabe os modelos de guitarra!
Muito lelga!

Juca disse...

eu adoro guitarra, eu tenho uma, é da marca dolphin e preta, adoro tocar, principalmente as do Nirvana, não por ser faceis mas sim por eu gostar muito dessa banda.
em relação a historia da guitarra eu ñ sabia a origem dela, nunca tinha ido pesquisar a respeito mas gostei de saber, vlw pela informação. gostei do teu blog, se tiver afim de parceria, coloco o link do teu blog no meu e vice-versa, se topar.

té +

Juka

Anônimo disse...

Nossa estava precisando ver um blog assim diferente, com um tema que gosto muito, e faz parte da minha vida cotidiana, guitarra pra mim éh o melhor instrumento do mundo mais bem feito.... e foi muito bom saber mais sobre a história dela...e admirar os modelos de algumas q saum meus sonhos de consumo, parabéns aíh pro dono ;) q amo pracas.....rsrsr
Bjss..
By......

Anônimo disse...

legais essas guitarras hein!
quer parceria comigo????

Anônimo disse...

Olha eu de novo .. sem saber oq falar .. rsrsr

sucesso pra vc ..

abç..